Caldo de legumes caseiro

Desde que iniciei o processo de mudança alimentar aqui em casa, uma das primeiras coisas que cortei da lista de compras foram aqueles tabletinhos para fazer caldo de legumes, carne ou frango, extremamente ricos em sódio e gordura ruim. Passei a produzir nossos caldos caseiros, especialmente de legumes.


Adotei uma receita da Rita Lobo ou da Bela Gil, já não lembro mais, e sempre ia adaptando ao que tinha em casa.


Essa era a receita que usava costumeiramente:

- 3 cenourinhas cruas descascadas e cortadas em rodelas;

- 1 cebola pequena descascada e cortada em 4 partes;

- 3 folhas de louro;

- grãos de pimentas variadas;

- 1 ramo de alecrim desidratado ou natural.


Levar tudo ao fogo com água cobrindo toda a panela e deixar levantar fervura. Depois, baixar o fogo e esperar uns 30 minutos.


Em seguida, é só coar e utilizar no preparo de sopas, risotos, arroz, feijão (e o que mais sua imaginação permitir) ou congelar.


Mas há uns dias atrás a Fernanda, do @comidinhasdadiana postou um vídeo em que mostrava o uso de sobras e cascas de legumes e verduras para fazer caldo. Sabe daquelas ideias que você fala: como eu não pensei nisso antes?

Até porque aqui em casa, 90% dos legumes e verduras que consumimos são orgânicos e sempre são lavados e colocados de molho no cloro para retirar resíduos. Então por que não utilizar até as cascas?


Desde então, tenho guardado em saquinhos plásticos as cascas de cenoura, pedaços de cebola, miolo de abobrinha, pedaços de pimentão, talos de cebolinha, salsa, salsão, folhas de alho-poró e outros resíduos. Vou juntando à medida que vou preparando alimentos e guardo os saquinhos no congelador. Quando tenho uma quantidade considerável, coloco numa panela cheia de água e deixo cozinhar até ferver e quando levanta fervura, ainda espero uns 15 minutos. Depois disso, com o caldo já frio, uso o coador para retirar os resíduos e guardo o caldo em garrafas de vidro (reaproveito garrafas de suco de uva integral) e guardo na geladeira ou congelador (para congelar, não ultrapasso 2/3 da capacidade da garrafa, já que o líquido se expande quando congelado).


Então tenho tido sempre caldo de legumes para agregar sabor e nutrientes aos diversos preparos do dia-a-dia e da forma mais sustentável possível!

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com