Resumo da Lancheira da Sarah - Semana 5

Infelizmente não tenho conseguido postar os resumos com a antecedência que gostaria. Mas acredito que mesmo assim, eles podem ajudar vocês nessa linda tarefa de montar as lancheiras práticas e saudáveis das crianças. Então vamos à quinta semana dos lanchinhos da Saroca.


Segunda-feira

- Uvas orgânicas, cortadas e sem sementes - usei um post da Michele, do Gourmetzinho do Miguel para mostrar para vocês lá no Instagram a forma correta de cortar e oferecer alimentos como uvas, ovos de codorna e tomates cereja, para evitar engasgos.


Pão pesto semi-integral - fiz na noite anterior. De manhã cortei uma fatia, passei um pouco de manteiga e coloquei para dourar na frigideira. A receita dele e outras que adoramos, eu já postei aqui e fiz um post também sobre a máquina de pão e o quanto ela é prática e pode nos ajudar na alimentação em casa.


Terça-feira


- Kiwi orgânico - descasco e corto na noite anterior e guardo em um potinho na geladeira.


- Ovo caipira cozido - neste dia cozinhei de manhã cedo, mas muitas vezes faço isso à noite e deixo na geladeira. De manhã, tiro a casca e ponho na lancheira. Ele chega na escola em temperatura ambiente.


- Cuscuz de milho - uso a marca Mano Velho que informa que utiliza milho não transgênico e não utiliza agrotóxicos (mas não possui selo). O cuscuz, eu deixo hidratando à noite (uso uma proporção de uma xícara de cuscuz para 1/2 de água e sal a gosto) em um pote fechado na geladeira e levo ao fogo na cuscuzeira de manhã.


Quarta-feira


- Maçã orgânica - mandei inteira, pois é pequena e achei que a Sarah comeria sem precisar cortar, mas a professora me disse que ela pediu para cortar e comeu.

- Milho orgânico cozido - guardo cozido na geladeira e na hora de mandar na lancheira, dou uma aquecidinha em uma panela com água morna.

- Bolinho de mandioca e coco da @ritalobo. Esse bolinho ficou uma delícia!! Deixei a receita para a pessoa que nos ajuda em casa preparar para o lanche da Sarah à tarde e como rendeu seis bolinhos deliciosos, mandei na lancheira no dia seguinte (e levei na minha também 😉)


Então aí vai a receita: - 1 e 1/2 xícara de mandioca crua, descascada e ralada no ralo grosso - 2 ovos

- 3/4 de xícara de açúcar mascavo (da próxima vez usaremos apenas 1/2 xícara, mas para paladares mais doce, recomendo manter essa quantidade) - 1/4 xícara de óleo (usamos de coco) - 1 xícara de queijo ralado no ralo fino (usamos minas) - 1 xícara de coco seco ralado no ralo grosso


Modo de fazer

Deixe a mandioca ralada submersa em 1/2 xícara de água. Misture os ovos, óleo e o açúcar e mexa bem até ficar uma massa homogênea. Retire a mandioca da água e escorra em um coador, apertando para sair toda a água. Misture a mandioca ao creme homogêneo e depois acrescente o queijo e o coco ralados. Despeje a massa em forminhas pequenas de silicone e leve ao forno já aquecido, por cerca de 30 min, a 180 graus. Ele fica super molhadinho e leve! Muito, muito bom!!


Quinta-feira


- Melão orgânico - já deixei cortado na geladeira e separei o potinho da Sarah na noite anterior para mandar na lancheira.


- Bolinho de laranja de frigideira - o bolinho é receita nova. Testei e deu super certo! Mandei meio bolinho para a Sarah.


Ingredientes - 1 ovo batido

- 2 colheres de sopa de farinha de arroz - 1 colher de sopa de farinha de trigo integral - 1 colher de chá de óleo de coco - 1 colher de sopa de açúcar mascavo (para paladares mais doces, sugiro 1 e 1/2) - 3 a 4 colheres de sopa de suco de laranja (veja a consistência para não ficar muito líquido) - 1 colher de café de raspas de casca de laranja - 1/2 colher de café de fermento


Modo de fazer Misture todos os ingredientes, nesta ordem e leve à uma frigideira levemente untada com óleo. Coloque a massa, deixe no fogo baixo e tampe. Aguarde até que um lado esteja firme e dourado para virar. Nas fotos eles ficam com a aparência de que passaram do ponto, mas não passaram, estão douradinhos e fofinhos.

Sexta-feira


Neste dia, Sarinha foi para a escola um pouco mais tarde, e por isso, servi o lanche em casa mesmo.


- Kiwi orgânico


- Bolinho integral de laranja - a receita está aqui. Sempre que faço essa receita, congelo alguns, usando saquinhos plásticos. Mostrei aqui. Depois de descongelado, às vezes coloco um pouquinho de suco e raspas de laranja por cima. Mas só recomendo colocar o suco, se o consumo for imediato. Caso contrário, se for levar algum tempo para o consumo e dependendo da temperatura que fique armazenado, pode estragar o bolinho.

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com