Granola caseira


Como prometi no post de ontem, trouxe para vocês dicas e uma sugestão de receita da granola caseira. É super fácil de fazer e fica uma delícia!


Minha principal inspiração, como já contei, foi a Glau, o IG Quitandoquinha. Fiz algumas vezes, seguindo as dicas e receita sugerida por ela, até me sentir segura para ir alterando, inovando e hoje faço mais ou menos no olhômetro. Sarah e eu amamos e um pote médio não dura muitos dias aqui em casa.


Então vamos ao que interessa? Se você nunca fez granola, sugiro seguir essa receita como base e ir experimentando novos ingredientes à medida que tiver na dispensa ou que quiser mudar um pouco o sabor.


Ingredientes


3 xícaras de flocos de aveia grossos

1 xícara de flocos de aveia finos 1 xícara de castanha de caju picada 1/4 xícara de castanha do Pará picada 1/2 xícara de sementes de abóbora 2 colheres de sopa de amaranto

2 colheres de sopa de gergelim 1/2 xícara de flocos de milho 1 xícara de uvas passas 1/3 xícara de óleo de coco 1/3 xícara de mel ou melado de cana (para paladares mais doces, sugiro um pouco mais) 1 colher de sobremesa de canela em pó 1 pitada generosa de sal


Modo de preparo


Em uma assadeira, coloque os ingredientes listados acima, até os flocos de milho, além do sal e misture bastante.

Em outro recipiente, misture o óleo de coco, o mel ou melado e a canela. aqueça em uma panela no fogo ou leve ao micro ondas, por 20 segundos

Regue essa mistura sobre os ingredientes secos que foram colocados à assadeira e mexa bastante, para que a mistura líquida tenha contato com os demais ingredientes.

Leve ao forno já aquecido, em temperatura de 160 graus, e a cada 10 minutos, no máximo, retire a assadeira do forno e mexa todos os ingredientes, para que não queimem. Retorne para o forno e repita esse processo umas 4 ou 5 vezes, até que a granola esteja dourada.

Quando retirar do forno, espere esfriar um pouco e acrescente as uvas passas. Tanto elas quanto damascos ou tâmaras, caso queira acrescentar, só se deve fazer após a granola estar assada, caso contrário, ficarão duras.


Essa receita sugerida deve ser a base da granola, mas para variar o sabor, você pode acrescentar ainda algum ou alguns destes itens:


- Coco seco em lascas

– Amendoim torrado sem sal

– Damascos secos picados

– Cereja desidratada

- Amêndoas, nozes, pistache

- Gengibre em pó

- Sementes de linhaça

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com