Três receitas práticas e fáceis de pão

Já escrevi aqui sobre a máquina de pão e o quanto ela pode ajudar a vida de uma mamãe sem muito tempo, mas que não abre mão de uma alimentação saudável para os pequenos. Não viu? Confere aqui!

Aqui em casa, costumo fazer pão uma vez por semana e ele dura cerca de três dias, guardado em um pote fechado. Se não consumirmos até lá, o que é muito raro, ponho na geladeira e dura mais um dia. Ou quando quero congelar, fatio o pão e ponho em um saco plástico para congelamento e vou retirando as fatias para o consumo.


Hoje eu vou compartilhar com vocês as nossas receitas favoritas. Todas foram tiradas do livro de receitas da minha máquina de pão, mas dei umas adaptadas para que atendessem ao nosso gosto.


Foto: Thiago Sabino/ Estúdio Carbono


Pão de leite semi-integral


- 150 ml de leite (vario entre o animal e o vegetal) - 1 ovo - 1 colher de sopa de iogurte natural não adoçado - 1 colher de chá de sal - 1 colher de sopa de açúcar mascavo - 1 e 1/2 copo (240ml) de farinha de trigo branca

- 1 copo de farinha integral) - 1 colher de chá de fermento biológico seco.


Coloque todos os ingredientes nessa ordem na máquina de pão e selecione o programa massa. A máquina irá misturar os ingredientes e sovar a massa. Esse processo dura 1h30.


Ao final, retire a massa (ela costuma ficar liguenta) e transfira para uma forma untada e enfarinhada no formato de sua preferência. Coloque dentro do forno com ele desligado e espere mais ou menos 40 min até a massa crescer. Em seguida, ligue o forno e deixe assar por 40 min. Se preferir, antes de colocar para assar, você pode pincelar gema de ovo por cima do pão e colocar gergelim.

Pão de canela e uvas passas

- 160ml de água - 1 colher de sopa de manteiga ou ghee - 1 colher de chá de sal - 1 colher de sopa de açúcar - 1 copo (240ml) de farinha de trigo branca;

- 1 copo (240ml) de farinha de trigo integral - 1 colher de chá de canela - 1 colher de chá de fermento biológico seco - 35 g de uvas passas (coloquei um punhado no olhômetro).


Coloque todos os ingredientes nessa ordem na forma da máquina de pão, exceto as uvas passas e selecione a opção massa. A máquina irá misturar os ingredientes e sovar a massa. Esse processo dura 1h30.


Ao final do processo, misture as uvas passas e transfira a massa para uma forma untada e enfarinha, no formato de sua preferência. Essa massa costuma ficar menos consistente. Coloque dentro do forno com ele desligado e espere mais ou menos 40 min até a massa crescer. Em seguida, ligue o forno e deixe assar por 40 min, a uma temperatura de 180 graus.


Pão pesto

1 ovo 180 ml de leite 1 e 1/2 colher de sopa de azeite 1 e 1/2 colher de chá de sal 2 colheres de sopa de açúcar 1/2 xícara de manjericão picado 1 e 1/2 copo de farinha de trigo branca 1 e 1/2 copo de farinha de trigo integral 2 colheres de chá de fermento biológico seco.


Coloque todos os ingredientes nessa ordem na máquina de pão e selecione o programa massa. A máquina irá misturar os ingredientes e sovar a massa. Ao final, retire a massa e transfira para uma forma untada e enfarinhada no formato de sua preferência. Coloque dentro do forno com ele desligado e espere mais ou menos 40 min até a massa crescer. Em seguida, ligue o forno e deixe assar por 40 min.

E se você preferir fazer todo o processo na máquina, é só seguir as instruções contidas no caderninho para cada receita sobre a quantidade de massa e escolher a cor da casca do seu pão.

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com